Culinária Portuguesa: Principais Características e Curiosidades
A culinária portuguesa nasce da terra. É uma comida camponesa saudável cheia de sabores fortes. Muitos desses sabores são referencias a nível mundial da Gastronomia de Portugal.
Como exemplo, podemos citar o famoso bacalhau que mudou o curso da história portuguesa.
Quando se descobriu que o belo peixe branco capturado nas águas escandinavas frias podia ser seco e mantido por longos períodos, os marinheiros puderam fazer longas viagens de descoberta a novas terras.
O bacalhau é tão amado agora que existem livros de receitas inteiramente dedicados a ele, com uma variedade de receitas em todo o mundo.
Mas, não é apenas de bacalhau que vive a culinária portuguesa, conheça um pouco melhor sobre ela abaixo:
História da Culinária Portuguesa
Durante o século XV, o Príncipe Henrique, o Navegador, ordenou que seus exploradores trouxessem de volta para Portugal frutas, nozes e plantas exóticas de novas terras.
Como resultado, a Era das Descobertas afetou dramaticamente a culinária em Portugal e em todo o mundo.
Tomates e batatas foram levados para a Europa, abacaxi brasileiro foi introduzido nos Açores.
Pimentas cresceram em Angola, café africano foi transplantado para o Brasil, castanha de caju foi desembarcada na África e na Índia e até o chá foi apresentado aos europeus.
Hoje, o gosto português por certos ingredientes como a canela ou curry em pó, por exemplo, também é um legado da época.
Mas outras culturas vinham introduzindo novos alimentos em Portugal há séculos antes disso.
Os romanos (que pretendiam fazer da Península Ibérica o celeiro de Roma) trouxeram trigo e introduziram cebolas, alho, azeitonas e uvas.
Mais tarde, os mouros foram os primeiros a plantar arroz, figos.
Plantaram bosques de limões e laranjas. Também cobriram a província do Algarve com amendoeiras.
O bacalhau e a importância dele para os portugueses
Hoje, naturalmente, a culinária portuguesa varia regionalmente, mas peixe e marisco fresco são encontrados em praticamente todos os menus, tanto que o bacalhau é um prato nacional.
Os portugueses estão obcecados por ele desde o início do século XVI, quando seus barcos de pesca chegaram à Terra Nova.
Os marinheiros salgavam e secavam ao sol suas capturas para que durassem a longa jornada de volta para casa, e hoje existem 365 maneiras diferentes de prepará-lo, uma para cada dia do ano.
Sardinhas grelhadas e carapau também são populares nas cidades costeiras, e há também uma mistura de outros tipos de peixe é colocada em um ensopado chamado “Caldeirada”.
O país está repleto de restaurantes especializados em frutos do mar, muitos deles com exposições artísticas de lagostas, camarões, ostras e caranguejos.
Para experimentar uma mistura desses, coma o rico arroz de frutos do mar, “arroz de marisco”.
Características da Culinária Portuguesa
O bacalhau salgado que tem sido o principal ingrediente da dieta do país há séculos. Outras seleções populares de peixes incluem sardinha, lagosta, camarão, polvo, enguia, dourado e robalo.
A carne de porco, especialmente leitão assado, é imensamente popular, assim como a cabra e, dependendo da região, certas carnes de caça.
Para o sabor mais doméstico, carne bovina, peru e frango são predominantes.
Carne ou peixe os acompanhamentos em uma refeição são geralmente arroz e batatas, além de uma salada mista de alface, tomate e cebola fatiada.
Entre os legumes mais utilizados incluem repolho, couve, escarola e feijão verde, é bem provável que você os encontre servido com purê de cenoura e batata.
E acaba resultando na onipresente sopa de legumes que antecede a maioria dos almoços e jantares.
Os ovos são básicos como o queijo, seja de vacas, cabras ou ovelhas. O lanche nacional é o pastel de Belém e o pudim de arroz coberto com canela é a sobremesa favorita.
O porto, um vinho fortificado produzido na região do alto Rio Douro, é um grande produto de exportação. Nas famílias rurais em ocasiões cerimoniais, o porto é oferecido a convidados.
Curiosidades da Culinária Portuguesa
Confira algumas curiosidades sobre a culinária portuguesa:
Atualmente o bacalhau salgado consumido em Portugal é importado da Islândia ou da Noruega e, no entanto, continuam bastante acessíveis.
Como é que o ingrediente mais famoso da cozinha portuguesa, o bacalhau, não vem de Portugal?
O peixe de águas geladas tornou-se parte da dieta portuguesa por volta do século XIV, na época da chamada “Era dos Descobrimentos”.
Possivelmente, o bacalhau salgado era uma alternativa ao peixe fresco da época e agora é uma sensação culinária.
O chá da tarde era um hábito português
Quando a Princesa Portuguesa Catarina de Bragança se casou com o rei inglês Carlos II em 1662 e se mudou para a Inglaterra, ela carregava folhas de chá na bagagem.
A única realeza portuguesa a se tornar rainha da Inglaterra e ainda agregou à cultura britânica o hábito de beber chá e comer bolos à tarde.
A maior plantação de chá da Europa fica em uma ilha portuguesa
Continuando com o tema do chá, a maior plantação da Europa fica na ilha de S. Miguel, nos Açores.
Cinco gerações de empreendedores administram a Fábrica de Chá Gorreana desde 1883, produzindo mais de 40 toneladas de chá por ano.
É um produto de alta qualidade que é um dos ingredientes do Lisbon Breakfast (pequeno almoço).
O Chá é uma mistura feita sob medida produzida pela Companhia Portuguesa do Chá e uma lembrança única de Lisboa.
Há salsicha de porco sem carne de porco
Não, não é um prato vegano. É uma linguiça de porco de verdade que não contém carne de porco, apesar de parecer uma linguiça de porco do lado de fora. Confuso?
O nome é alheira e é feito com frango e pão em vez de carne de porco.
Para evitar a perseguição da Inquisição no século XVI, as comunidades judaicas portuguesas engenhosamente disfarçaram suas crenças religiosas à vista de todos.
Segundo a tradição judaica, eles não podiam comer carne de porco, mas se destacavam da multidão se não preservassem salsichas e as penduravam para todo mundo ver.
Então, a alheira nasceu, e posteriormente, tornou-se um prato básico da culinária portuguesa.
Entradas em restaurantes são um hábito (pago)
Entre em um restaurante português, e em sua maioria, um garçom colocará uma cesta de pão, azeitonas e queijo sobre a mesa sem pedir sua permissão.
Você presume que é cortesia, considerando que você não pediu e eles não perguntaram, mas a surpresa chega quando é hora de pagar a conta.
Normalmente, esse conjunto de aperitivos não custa mais do que alguns euros e a maioria dos clientes não vê isso como um grande negócio.
Dito isto, se você não quiser, envie de volta.
Pratos típicos da Culinária portuguesa
Conheça alguns dos pratos típicos da culinária portuguesa
Caldo Verde (Caldo Verde)
Esta sopa tem uma base de batata e repolho picado. Adicione o alho e o sal para dar sabor e coloque uma ou duas fatias de chouriço para finalizar.
É um dos pratos mais procurados quando o clima começa a esfriar, que é quando os Santos Populares (Santo Antônio, São Pedro e São João) são celebrados durante o mês de junho.
Peixinhos da Horta
Eles parecem filetes de peixe, mas, na verdade, são feijões verdes fritos com um revestimento de ovo e farinha.
Eles recebem esse nome por sua aparência enganosa. Você sabia que no século XVI esse prato foi introduzido no Japão por missionários portugueses e deu origem ao famoso tempura!
Peixe grelhado
É difícil escolher uma única variedade de peixe para grelhar. Em barracas de comida e em restaurantes, você encontrará robalo, linguado e peixe-espada com bastante facilidade.
O segredo é que eles sejam frescos ou, se possível, capturados no mesmo dia.
Eles precisam ser preparados de uma maneira que tire proveito de seus sabores característicos, os grelhadores a carvão são os melhores para isso.
Como acompanhamento uma seleção de legumes cozidos e, de preferência, uma bela vista do mar.
Cozido à Portuguesa
Este é um dos pratos mais conhecidos e difíceis de descrever na cozinha portuguesa. É uma mistura de legumes, carnes e salsichas que devem ser cozidas separadamente.
A lista de ingredientes pode variar dependendo da região de Portugal onde o ensopado é consumido.
Cabrito assado no forno (cabrito assado)
Este é um prato tradicional português que ganha um lugar especial na mesa durante a Páscoa.
Existem dois critérios fundamentais a serem cumpridos ao servir um cabrito suculento.
O primeiro é o tempero. A carne deve marinar durante a noite em uma mistura de ervas, especiarias, alho, vinho e azeite.
Depois disso, deve ser cozida lentamente, preferencialmente em forno a lenha. Como regra, é servido com batatas, mas no norte do país geralmente é acompanhado com arroz cozido no mesmo forno.
Assim, essas são algumas das principais características, curiosidades e pratos típicos da culinária portuguesa.
Gostou das nossas dicas? Então nos conte como foi? E não se esqueça de compartilhar com seus amigos em suas redes sociais.
O post Culinária Portuguesa: Principais Características e Curiosidades apareceu primeiro em Delícias Culinárias.
source https://deliciasculinarias.com.br/culinaria-portuguesa/